Atividades Aquáticas (BE058)

Nome do Professor André Rodacki (Turma X)/ Neiva Leite

Semana

Aula

Data

Conteúdo

Metodologia

 

1

10 - 08

Apresentacao da disciplina

T

 

2

12 - 08

Propriedades físicas

T

 

3

17 - 08

Propriedads físicas - Exame médico no horário da aula no DEF -- vir com traje de banho

T

 

4

19 - 08

Ambientação ao meio

P

 

5

24 -08

Ambientação ao meio

P

 

6

26 - 08

Atividades aquáticas para pessoas em condições especias de saúde

T

 

7

31 - 08

Nado crawl - Metodos de Ensino 1; Metodos de Ensino 2

T

 

8

02 - 09

Nado crawl

P

 

9

09 - 09

Nado crawl

P

 

10

14 - 09

Biomecânica aplicada à Natação
Breed & Young (2003); Blanksby et al., (2000); McLean et al., (2000); Hartel et al., (2002)

T

 

11

16 - 09

Nado costas

T

 

12

21 - 09

Nado costas

P

 

13

23 - 09

Nado costas

P

 

14

28 - 09

Prova escrita

T

 

15

30 - 09

Psicologia aplicada aos esportes aquáticos

T

 

16

05 - 10

Nado peito - Video 1, 2, 3, 4 e 5; Artigos 1, 2 e 3

T

 

17

07 - 10

Nado peito

P *

 

18

14 - 10

Nado peito

T *

 

19

19 - 10

Evinci

 

20

21 - 10

Evinci

 

21

26-  10

Nado Borboleta - Exercícios Corretivos

P *

 
22
28- 10 Hidroginastica
P *

 

23

04 - 11

Hidroginastica

P/T (?) *

 

24

09 - 11

Nado Borboleta

T *

 

25

11 - 11

Preparação Seminários / Revisão

T/P

 

26

16 - 11

Prova escrita

T/P

 

27

18 - 11

Seminarios

T

 

28

23 - 11

Seminarios

T

 

29

25 - 11

Seminarios

T

 

30

30 - 11

Seminarios

T

* Sequencia invertida devido a problemas na manutenção da piscina do CED.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CALDAS, B. CEZAR, C. S. (tradutores) DI MAIS, F. BRASIL, R.M. Manual do profissional de fitness aquático/ AEA. Rio de Janeiro: Shape, 2001.

CATTEAU, R.; GAROFF, G. O ensino da natação. São Paulo: Manole, 1990

CECIL, C. Nadando para o século XXI. São Paulo: Manole, 2000

CORREA, C.R.F.; MASSAUD, M.G. Escola de Natação: montagem e administração, organização pedagógica do bebê à competição. Rio de Janeiro: Sprint Editora, 1999

LIMA, W. U. Ensinando natação. São Paulo: Phorte Editora, 1999.

MAGLISCHO, E. W. Nadando ainda mais rápido. São Paulo: Manole, 1999

MASSAUD, M.G.; CORREA, C.R.F. Natação na idade escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2004

NAVARRO, F. Iniciación a la natación. Madrid: Gymnos Editorial Deportiva, 1995.

PALMER,M.L. A ciência do Ensino da natação. São Paulo: Manole, 1990

SCHIMITT. P. Nadar: del descubrimiento al alto nível. Paris: Hispano Europea, 1996.

WILKE, K. MADSEN, O. El entrenamiento del nadadro juvenil. Buenos Aires: Editorial Stadium, 1990. 


LEITURA COMPLEMENTAR

KATZ, J. Exercícios aquáticos na gravidez. São Paulo: Manole, 1999.

KRUEL, L.F.;SAMPREDRO, R. M.F. Alterações da freqüência cardíaca no meio aquático: uma revisão, Synopsis, Curitiba, v.7, p.23-33, 1996

MENDES, R.A.; LEITE, N. Hidroginástica. In: OLIVEIRA, M.A.B; NÓBREGA, A.C.L. Tópicos especiais em Medicina do Esporte. São Paulo: Editora Atheneu, 2003

BATES, A.; HANSON, N. Exercícios aquáticos terapêuticos. São Paulo: Manole, 1998.

SOVA, R. Hidroginástica na terceira idade. São Paulo: Manole, 1998.

VELASCO, C. Natação segundo a psicomotricidade.  Rio de Janeiro: Sprint, 1997.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação terá um caráter contínuo, formativo e somativo. Serão considerados para a avaliação as provas escritas, apresentação expositiva, seminários, relatórios e planos de aula.

As avaliações teóricas corresponderão a 80% da nota (40% + 40%), enquanto o seminário e demais atividades corresponderão a 20%.